Olá pessoal,

Aqui é Rafael Bravo, professor e fundador do Curso Clique Juris, onde oriento alunos através do serviço de estudos dirigidos para carreiras jurídicas!

Hoje vou continuar com nossas postagens de domingo sobre como se preparar para concursos e destacar o nosso 3º passo para organizar os estudos!

Após cumprir os passos 1 e 2, ou seja, fazer uma prova em casa, estudar o edital do concurso desejado, chegou a hora de você selecionar os materiais que você utilizará para estudar.

Essa dica que passo aqui também se encontram em vídeo no IGTV do @cursocliquejuris no instagram e fiquem à vontade para assistir e organizar a vida de vocês!

Agora é a hora de você avaliar como está o seu conhecimento e, dependendo do seu prazo para passar em concurso, adotar como forma de estudos um curso de vídeo-aulas ou um curso de resumos em PDF.

De qualquer forma, esse passo 3 é aonde você vai, com base no caminho selecionado, dividir o seu horário de estudos diariamente, separando um tempo para estudar legislação, fazer exercícios e ler a doutrina.

Sempre aconselho meus alunos a iniciarem os estudos com revisão, ou seja, leia o que você estudou sobre aquela matéria na semana passada! Depois da revisão, inicie a leitura de conteúdo novo e passe para a leitura da legislação e exercícios.

Exemplo: um Aluno que tem aproximadamente 4 horas de estudos, o que eu faria:

30 a 45 minutos de Revisão

1:30h de doutrina

45 min a 1h de leitura da legislação

45 minutos de exercícios objetivos

Essa é uma divisão que eu faria, mas você é livre para escolher outra divisão de estudos que seja melhor!

O estudo da jurisprudência poderá ser realizado no fim de semana, no sábado, por exemplo, onde você pode baixar um informativo do STF e outro do STJ no site do Dizer o Direito. Ainda, após ler os informativos, separe um tempo para leitura de súmulas, pois elas também são cobradas nos concursos das carreiras jurídicas!

Rafael, e se eu adquirir um curso de vídeo-aulas?

Nesse caso, podemos incluir na sua divisão de tempo um horário para que você possa assistir suas aulas e depois ler a matéria e a legislação pertinente.

Vejam que tudo depende do caminho que você escolher! Mas o mais importante é ser organizado, é dividir a matéria que você vai estudar no dia, ter em mente uma estratégia de estudos, com uma organização de tempo que propicie um estudo dinâmico!

O estudo da doutrina irá ser direcionado para o seu material (caderno do curso se você assiste aulas) ou resumos em PDF (se adquiriu um curso de resumos)! Os livros densos de doutrina, de 2 mil páginas, serão utilizados apenas para consulta, aprofundamento de algum tema que não tenha no seu material resumido, etc.

Espero que curtam a postagem! Desejo a todos sucesso e bom estudos!

Rafael Bravo

Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+
The following two tabs change content below.

Rafael Bravo

Defensor Público Federal, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado pela PUC-Rio, membro suplente da Banca de Direito Penal, Processo Penal e Penal Militar do 5º Concurso Público para ingresso na carreira de Defensor Público Federal - DPU/2015. Foi aprovado aos 24 anos, com apenas um ano de estudos no concurso da DPU em 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *